Conmebol treina árbitros e pensa em ter VAR em 100% da Libertadores-2020


A Conmebol começou ontem (9) um curso para assessores de árbitros, observadores de VAR e gerentes de qualidade com a ideia de aumentar o alcance do VAR na Libertadores de 2020. Depois de uma semana de palestras, a entidade avalia a possibilidade de colocar a tecnologia em todos os jogos da competição na próxima temporada e não mais apenas no mata-mata, como acontece agora.

Com o curso feito no Paraguai até o próximo dia 14, a ideia é dar condições para árbitros de todo o continente a operarem com a novidade. O principal obstáculo, por enquanto, é a infraestrutura dos estádios pela América do Sul, além do valor para tirar o plano do papel. O chefe de arbitragem de São Paulo, Ednilson Corona, o instrutor Roberto Perassi, o auxiliar Emerson de Carvalho e a árbitra Regildênia Moura foram alguns dos representantes brasileiros nas palestras. (Por Danilo Lavieri e Marcel Rizzo).

CBF pretende ter central de comando do VAR em 2020

ambém pensando no valor de implantação do VAR, a comissão de arbitragem da CBF pretende tirar um plano antigo do papel em 2020 e criar uma central de comando para o árbitro de vídeo dentro da sede da entidade. A ideia é ter dez cabines com jogos simultâneos de onde seriam controladas as imagens para análise em jogos da Série A do Campeonato Brasileiro e outros torneios. Um árbitro de vídeo, dois auxiliares e mais um observador de VAR ficam neste local, com telas e aparatos tecnológicos, que se chama VOR (sala de operação de vídeo, na tradução). Por questão estrutural, há uma sala como essa nos estádios, mas a ideia para o ano que vem é a centralização. Isso facilitaria treinamento, porque todas as pessoas ficam no mesmo local, e logística, mas exige grande tecnologia em fibra ótica para comunicação. Essa é a preocupação atual do projeto. (Por Gabriel Carneiro).

Fonte: UOL

Cartola FC: Liga Oficial Vascaínos Unidos
Participe: Grupo de Debates no Facebook
Curta: Fan Page VU no Facebook
Seja Sócio Gigante. Confira os novos planos!

✠ ✠ ✠ Escreva um comentário ✠ ✠ ✠