Como Fernando Miguel se tornou peça fundamental na vitória do Vasco sobre o Fluminense

Foto: Rafel Ribeiro

Foi-se o tempo onde a grande atuação de um goleiro se baseava apenas no impedimento do gol adversário. Atualmente, é cada vez mais comum e importante a participação do goleiro na troca de passes defensiva iniciando a saída de bola. Um dos grandes adeptos da maior utilização dos pés pelos arqueiros, inclusive, é Fernando Diniz, técnico do Fluminense que hoje viu Fernando Miguel, do Vasco, se tornar fundamental no triunfo cruz-maltino no clássico entre as duas equipes.

Mesmo não sendo reconhecidamente um especialista com a bola nos pés, o camisa 1 vascaíno foi bastante exigido na partida. Muito mais do que nas outras, inclusive. Para tentar sair da pressão da marcação alta imposta pelo Tricolor, o time de São Januário fez uso de seu goleiro, que terminou a partida como líder de posse de bola (6,2%) e de lançamentos certos (10), além do quarto que mais trocou passes na sua equipe (12), superando inclusive Lucas Mineiro (10), que vinha sendo o maior passador do time no Carioca.

As bolas longas de Fernando, buscando preferencialmente Marrony e Thiago Galhardo, com três conexões com cada, desafogaram a defesa e ajudaram a ligar bons contra-ataques no jogo. Com 10 lançamentos certos, inclusive, o goleiro bateu o seu recorde no fundamento desde que passou a defender o Cruz-Maltino. No Brasileirão do ano passado, por exemplo, sua média havia sido de apenas quatro acertos por jogo. Uma evolução que pode se tornar uma das armas do Vasco nesta temporada.

FERNANDO MIGUEL CONTRA O FLUMINENSE
– Dados do Footstats

0 gols sofridos
1 defesa difícil
2 defesas simples
​6,27% de posse de bola (líder do time)
10 lançamentos certos (líder do time)
14 lançamentos errados (líder do time)
​12 passes certos (4º do time)
1 passe errado

Fonte: Lance / Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

== Escreva um comentário ==

Cartola FC: Liga Oficial Vascaínos Unidos
Participe: Grupo de Debates no Facebook
Curta: Fan Page VU no Facebook
Seja Sócio Torcedor Gigante. Confira os novos planos!