Guia do Cariocão 2019: tudo o que você precisa saber sobre o torneio

O Campeonato Carioca, mais uma vez iniciado no fim de dezembro – com a disputa da Primeira Fase, valendo vaga para a disputa na elite -, começa com a presença dos grandes neste sábado.

No Grupo B, Fluminense e Vasco têm a companhia de Americano, Madureira, Portuguesa-RJ e Volta Redonda. No Grupo C, Botafogo e Flamengo disputam contra Bangu, Boavista, Cabofriense e Resende.

O regulamento, mais uma vez, é complexo. O campeão da competição pode sair de duas formas:

  1. se o vencedor da Taça Guanabara, em que times do mesmo grupo se enfrentam e os dois melhores realizam a semifinal, não for o mesmo que o da Taça Rio, em que times de grupos diferentes se cruzam, os dois campeões avançam para a fase semifinal junto com os dois melhores colocados na classificação geral.
  2. se o mesmo time for campeão dos dois turnos, os quatro mais bem colocados na classificação geral avançam para as semifinais e o vencedor vai para a grande final. Ela será disputada em jogo único e com o campeão dos dois turnos tendo a vantagem do empate.

Veja o regulamento ilustrado:

 — Foto: Editoria de Arte

— Foto: Editoria de Arte

 — Foto: Editoria de Arte

— Foto: Editoria de Arte

CONFIRA DETALHES DAS EQUIPES:

AMERICANO

Americano foi campeão da Segundona de 2018 — Foto: Agência Ferj

Americano foi campeão da Segundona de 2018 — Foto: Agência Ferj

Campeão da Segundona de 2018, o Americano volta a disputar a elite do futebol do Rio de Janeiro, o que não acontecia desde 2012. A equipe é comandada por Josué Teixeira, que assumiu no ano passado. Na Seletiva, o time ficou na segunda colocação, atrás apenas do Resende. O clube segue apostando na base de 2018, apesar das perdas dos artilheiros Cláudio Maradona e Maikon Aquino.

BANGU

 Yaya Banhoro foi anunciado pelo Bangu para o Carioca — Foto: Emerson Pereira/Bangu

Yaya Banhoro foi anunciado pelo Bangu para o Carioca — Foto: Emerson Pereira/Bangu

O tradicional clube carioca fez inúmeras contratações para o estadual e aposta em três estrangeiros: os paraguaios Carlos Guerreño e Javier García, além do atacante Yaya Banhoro, nascido em Burkina Faso e emprestado pelo Santos. Ainda contratou o meia Tchô, ex-promessa do Atlético-MG, e o atacante Felipe Adão, filho de Cláudio Adão.

BOAVISTA

Boavista se prepara para o Carioca nos Emirados Árabes pelo segundo ano seguido — Foto: Eduardo Peralta/Boavista

Boavista se prepara para o Carioca nos Emirados Árabes pelo segundo ano seguido — Foto: Eduardo Peralta/Boavista

Considerado a quinta maior força do Rio de Janeiro em termos de investimento, o Boavista aposta mais uma vez em nomes conhecidos do futebol brasileiro, como o zagueiro Rafael Marques, ex-Botafogo, Atlético-MG e Vasco, além dos meia Tartá, ex-Fluminense, e Carlos Alberto, rodado por vários clubes. Finalista da Taça Guanabara em 2018, o clube terá Eduardo Allax no comando pelo segundo ano seguido. A grande aposta fica por conta do volante Ralph, emprestado pelo Atlético-MG.

BOTAFOGO

Leo Valencia e Jean: jogadores seguem no Botafogo em 2019 — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo.

Leo Valencia e Jean: jogadores seguem no Botafogo em 2019 — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo.

Atual campeão carioca, o Botafogo inicia a luta pelo bicampeonato da mesma forma que entrou em 2018: em meio a uma reformulação no elenco e com recursos limitados para contratar. Foram cinco reforços até agora, mas nenhuma negociação envolveu compra de direitos econômicos. A principal novidade foi Diego Cavalieri. Além do ex-goleiro do Fluminense, o Botafogo trouxe o zagueiro Gabriel, os volantes Alex Santana e Alan Santos, e o meia Gustavo Ferrareis.

Mais de 15 jogadores deixaram o clube entre fim de empréstimos,fim de contrato, aposentadoria, vendas ou trocas. Entre eles, nomes importantes como Jefferson, Igor Rabello, Rodrigo Lindoso Matheus Fernandes e Erik. Dos jogadores que atuaram por empréstimo no Botafogo em 2018, apenas o volante Jean renovou. Mas o clube ainda mantém esperança no retorno de Erik, que pertence ao Palmeiras.

A comissão técnica segue a mesma, com Zé Ricardo no comando. O treinador chegou ao Botafogo em agosto do ano passado e comandou o time que subiu de produção na reta final do Campeonato Brasileiro e garantiu a permanência na Série A ainda na 34ª rodada. A pré-temporada foi toda realizada no Estádio Nilton Santos. A estreia do Botafogo no Carioca será no próximo domingo, às 19h (de Brasília), contra a Cabofriense, em Macaé.

  • Novidade: Diego Cavalieri chega para fazer sombra a Gatito e é o principal reforço até aqui. Mas a torcida quer mesmo ver Alessandro, o antes Zé Gatinha, em campo. Ele chegou ano passado e fará sua estreia pelo clube no estadual.
  • Ponto forte: seguro e pegador de pênaltis, Gatito tem caminho livre para ratificar sua condição de ídolo no Botafogo após a aposentadoria de Jefferson.
  • Ponto fraco: as laterais. Marcinho cresceu, está valorizado, mas não tem reserva de origem na direita. Do lado esquerdo, o contestado Gilson e o jovem Jonathan são as opções.
  • Técnico: contratado em agosto, Zé Ricardo inicia o ano com o respaldo da diretoria após bom trabalho na reta final do Campeonato Brasileiro.

CABOFRIENSE

Luciano Quadros é o novo técnico da Cabofriense — Foto: Léo Borges

Luciano Quadros é o novo técnico da Cabofriense — Foto: Léo Borges

A Cabofriense vai apostar em nomes não tão conhecidos desta vez, ao contrário dos anos anteriores, quando entrou na competição com Leandro Euzébio, Leandro Bochecha e Cláudio Pitbull. Para o estadual, terá o retorno do atacante Abner, grande promessa do clube, mas que rompeu os ligamentos do joelho em 2019. O técnico é Luciano Quadros, que fez um bom trabalho pelo Sampaio Corrêa-RJ na última segundona.

FLAMENGO

Flamengo abriu a temporada com a conquista da Flórida Cup — Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo

Flamengo abriu a temporada com a conquista da Flórida Cup — Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo

Sob nova direção dentro e fora das quatro linhas e com reforços badalados, o Flamengo entra no estadual como franco favorito.Conquistar o Carioca não vai saciar a fome de títulos dos rubro-negros, mas um eventual novo tropeço, como no ano passado, aumentaria ainda mais a pressão por troféus na Gávea.

Saíram nomes importantes, como Réver e Lucas Paquetá, mas o Flamengo foi ao mercado e fez barulho. Agora sob o comando de Abel Braga, o Rubro-Negro trouxe Rodrigo Caio, Arrascaeta e Gabigol. E é provável que novos nomes, especialmente na defesa, cheguem até o fim da janela.

Os reforços juntam-se a nomes já badalados do elenco, como Diego, Vitinho, Éverton Ribeiro e Diego Alves. O elenco se reapresentou no dia 3 de janeiro, mas a maior parte da pré-temporada foi realizada em Orlando, nos EUA, onde o clube conquistou a Flórida Cup.

  • Novidade: além do trio de reforços, Abel Braga está de volta ao Flamengo após 15 anos.
  • Ponte forte: apesar das chegadas e saídas, o Flamengo manteve o conjunto vice-campeão brasileiro.
  • Ponto fraco: posição mais contestada em 2018, as laterais do Flamengo ainda não foram reforçadas.
  • Técnico: após bom trabalho com um time limitado no Fluminense, Abel Braga terá grandes jogadores à disposição. A expectativa é para saber como o treinador se saíra à frente de um elenco estrelado.

FLUMINENSE

Fernando Diniz é o novo comandante do Fluminense para 2019 — Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

Fernando Diniz é o novo comandante do Fluminense para 2019 — Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

O Fluminense reformulou time e elenco para a temporada 2019. Com nove contratações e seis renovações de contrato, repôs perdas, manteve figuras importantes e tentou qualificar o elenco.

Perdeu líderes como o goleiro Júlio César e o zagueiro Gum, que não acertaram as renovações de contrato. E ainda não pode contar com Gilberto e Pedro, em recuperação física após lesões. Ainda vive dificuldades financeiras com risco de atraso salarial e o sonho de contratar Nenê e Paulo Henrique Ganso.

O clube realizou a pré-temporada no CT Pedro Antonio. Em dois jogos-treinos, venceu Cabofriense (1 a 0) e Mageense (4 a 1). A estreia será contra o Volta Redonda, no sábado, às 19h, no Maracanã.

  • Novidade: Yony González, meia-atacante colombiano. Na ausência de Pedro, atuará como centroavante.
  • Ponto forte: a contratação de Fernando Diniz e a consequente reformulação no estilo de jogo.
  • Ponto fraco: poucas opções em um elenco fraco tecnicamente.
  • Técnico: Diniz vai para a primeira temporada no clube como a maior esperança de um ano de bons resultados.

MADUREIRA

Ex-Atlético de Madrid, Ivan Cañete vai defender o Madureira em 2019 — Foto: André Soares/Madureira EC

Ex-Atlético de Madrid, Ivan Cañete vai defender o Madureira em 2019 — Foto: André Soares/Madureira EC

O Madureira chega para o Carioca com nomes pouco badalados. O clube, por exemplo, contratou destaques da última Segundona do Rio, como Cláudio Maradona, Maikon Aquino e Rhainer, artilheiro da competição pelo Serra Macaense. Do exterior, trouxe Ivan Cañete, formado na base do Atlético de Madrid. A equipe é comandada por Antônio Carlos Roy.

PORTUGUESA-RJ

Nilson vai defender a Portuguesa no Campeonato Carioca — Foto: André Oliveira/Portuguesa-RJ

Nilson vai defender a Portuguesa no Campeonato Carioca — Foto: André Oliveira/Portuguesa-RJ

A Portuguesa-RJ terá no comando João Carlos Ângelo, que tem feito bons trabalhos no futebol do Rio nos últimos anos – na própria Lusa e no Americano. O clube manteve alguns jogadores que foram destaque na Portuguesa nos últimos anos, como Maicon Assis e Tiago Amaral. Ainda trouxe o centroavante Nilson, ex-Santos. O técnico será Alfredo Sampaio, velho conhecido do futebol carioca.

RESENDE

Maxwell vem marcando gols decisivos no Resende — Foto: Marcos Faria

Maxwell vem marcando gols decisivos no Resende — Foto: Marcos Faria

O Resende aparece no Campeonato Carioca com uma marca importante: a equipe fez a melhor campanha na história da Seletiva do estadual. A força, contudo, apareceu muito do banco de reservas, responsável por grande parte dos gols na campanha até a elite. Alexandro Créu, ex-jogador do Botafogo, é cara mais conhecida do grupo.

VASCO

Maxi López é a cara do Vasco em 2019 — Foto: Carlos Gregório Jr./Vasco

Maxi López é a cara do Vasco em 2019 — Foto: Carlos Gregório Jr./Vasco

Mesmo sem muitos recursos financeiros, o Vasco chega para o Campeonato Carioca com um elenco mais forte do que o do ano passado. A diretoria se concentrou em algumas negociações pontuais, como as laterais e um armador. Ao todo, foram oito contratações, com destaque para o meia Bruno César, que usará a camisa 10 e é a maior esperança do clube.

A única ausência realmente sentida será a do goleiro Martín Silva. O uruguaio aceitou uma proposta do Libertad, do Paraguai, e deixou o Vasco. Assim, Fernando Miguel assume a posição e terá o prata da casa Jordi como substituto imediato.

Um fator importante para que o time possa começar o ano com um rendimento melhor foi a permanência de Alberto Valentim, que terá a chance de iniciar o trabalho do zero. O Vasco realizou sua pré-temporada em Atibaia, no interior de São Paulo, entre os dias 7 e 17 de janeiro. A estreia do Cruz-Maltino é neste sábado, às 16h50 (de Brasília), em Conselheiro Galvão, contra o Madureira.

  • Novidade: a chegada de Bruno César traz uma esperança maior aos vascaínos após um ano complicado.
  • Ponto forte: a permanência de Máxi Lopez e Leandro Castán, que chegaram a ser sondados pelo Corinthians.
  • Ponto fraco: com a saída de Martín Silva, o Vasco ficou sem um goleiro reserva que trouxesse mais confiança ao torcedor, como era Fernando Miguel em 2018.
  • Técnico: Alberto Valentim continua à frente da equipe. O conhecimento do elenco pode ser bom para o clube.

VOLTA REDONDA

Douglas Borges na pré-temporada do Voltaço — Foto: Reprodução

Douglas Borges na pré-temporada do Voltaço — Foto: Reprodução

Após período de treinamentos em Vassouras, interior do Rio de Janeiro, o Volta Redonda chega para o Carioca como uma das principais forças entre os chamados pequenos do estado. Toninho Andrade comanda a melhor equipe do Rio de Janeiro entre as divisões inferiores do Brasileirão, que aparece sem figurões.

Fonte: GloboEsporte.com

== Escreva um comentário ==

Cartola FC: Liga Oficial Vascaínos Unidos
Participe: Grupo de Debates no Facebook
Curta: Fan Page VU no Facebook
Seja Sócio Torcedor Gigante. Confira os novos planos!