Copa do Brasil 2019: confira o calendário completo da competição


A competição mais democrática do território nacional vai começar. No próximo mês, a bola rola para mais uma edição da Copa do Brasil. O torneio contará com a participação de 91 clubes, e terá representantes de todos os 26 estados e o Distrito Federal.

Com 20 datas, a competição deste ano contará com intervalos mais curtos na reta final do mata-mata em relação à temporada passada, conhecendo seu campeão no dia 11 de setembro, quase um mês de diferença comparado à 2018. Fato este que evita o acúmulo de decisões na reta final da temporada.

Na primeira fase, 80 equipes dão início a caminhada na competição. Após três etapas eliminatórias, apenas cinco times permanecem vivos, juntando-se aos 11 clubes já classificados automaticamente para as oitavas. São eles: Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Athletico Paranaense e Atlético-MG (Libertadores); Cruzeiro (atual campeão); Fortaleza (Série B); Sampaio Corrêa (Copa Verde); Paysandu (Copa Verde).

Nas duas fase iniciais, a classificação será definida em jogo único. Na sequência do torneio, a exemplo da temporada passada, o gol fora de casa não funcionará como critério de desempate. Caso ocorra empate na somatória dos resultados, a definição vai para as penalidades.

DATA FIFA

Como de costume, o calendário previsto pela CBF sempre traz algumas discussões e imbróglios. Definido para o dia 4 de setembro, o primeiro duelo da final da Copa do Brasil ocorrerá justamente durante a semana que antecede amistosos da seleção na tradicional Data Fifa. O segundo confronto, está marcado um dia após um amistoso dos comandados de Tite. Sendo assim, há forte probabilidade dos planos de clube e seleção serem atrapalhados. Na última temporada, ocorreu um caso parecido, e o comandante canarinho acabou cedendo, optando por não convocar nenhum atleta envolvido na decisão.

PRIMEIRA FASE: 6 de fevereiro ou 13 de fevereiro

SEGUNDA FASE: 20 de fevereiro, 27 de fevereiro ou 06 de março

TERCEIRA FASE: 13 de março ou 27 de março e 27 de março ou 10 de abril

OITAVAS DE FINAL: 15 de maio, 22 de maio ou 29 maio e 22 de maio, 29 maio ou 05 junho

QUARTAS DE FINAL: 10 de julho e 17 de julho

SEMIFINAIS: 7 de agosto e 14 de agosto

FINAIS: 4 de setembro e 11 de setembro

Fonte: Torcedores.com

Cartola FC: Liga Oficial Vascaínos Unidos
Participe: Grupo de Debates no Facebook
Curta: Fan Page VU no Facebook
Seja Sócio Gigante. Confira os novos planos!

✠ ✠ ✠ Escreva um comentário ✠ ✠ ✠