Vasco e Grêmio são as equipes com mais pênaltis a favor no Brasileiro até a 24ª rodada

Yago Pikachu em ação contra o Santos no Maracanã

Despencou o número de pênaltis marcados no Brasileirão. Após forte crescimento nos dois últimos anos, em 2018 foram cobrados 37% menos penais do que em 2017. A marca de 50 pênaltis deste ano é a menor desde 2013, mas ainda há dois jogos por disputar, adiados, sempre considerados apenas os jogos realizados até a 24ª rodada.

O que pouco mudou foi a eficácia dos goleiros, que mantiveram o elevado patamar de defesas nessas cobranças, acima dos 20%. Após um pico de 25% alcançado no ano passado, após a rodada #24 deste ano, os goleiros defenderam 22% das cobranças. Veja nos gráficos abaixo.

Ranking de clubes

Grêmio e Vasco são as equipes com mais pênaltis a favor: foram sete no Brasileirão até a rodada #24. A terceira equipe com mais pênaltis a favor é o Palmeiras, com quatro. O Grêmio não teve qualquer pênalti marcado contra sua defesa, a menos vazada do Brasileirão, com 12 gols sofridos em 24 jogos. A realidade do Fluminense é oposta à do Grêmio. Não houve qualquer pênalti a favor da equipe carioca, mas três contra. América-MG e Botofogo tiveram mais pênaltis contra, cinco cada um. Atlético-MG, Atlético-PR e Vitória vêm a seguir, com quatro. Veja abaixo o número de pênaltis a favor e contra cada equipe.

Eficiência

O Palmeiras é a equipe com o menor aproveitamento na cobrança de pênaltis no Brasileirão. Das quatro cobranças que teve a seu favor, apenas uma virou gol. Já o Grêmio, dos sete pênaltis, conseguiu converter apenas três, aproveitamento de 43%. Veja o desempenho de cobradores nas cobranças a favor e contra cada equipe.

Fonte: GloboEsporte.com

== Escreva um comentário ==

Cartola FC: Liga Oficial Vascaínos Unidos
Participe: Grupo de Debates no Facebook
Curta: Fan Page VU no Facebook
Seja Sócio Torcedor Gigante. Confira os novos planos!