De 1898, até aqui: o verdadeiro clube do povo

FOTO: VITOR BRUGGER

Club de Regatas Vasco da Gama, que honra chamá-lo de “meu time”. Entre derrotas e glórias, a única certeza que nós torcedores temos, é a certeza de que nunca deixaremos de te seguir. O clube do povo, como antecipei no título. O time da virada, como o chamamos. E nem preciso explicar o porquê.

Há 120 anos nos provando que nada diminuirá esse amor inexplicável que sentimos. O Vasco não tem pai nem mãe, o Vasco tem a nós, sócios e torcedores, os mesmos que levantaram nosso maior patrimônio: São Januário. O que são barris de cimento e toneladas de ferro perto do amor que sentimos por esse Gigante?

O caldeirão, conhecido assim pela torcida, é motivo de orgulho.
E por falar em orgulho, na nossa sala de troféus, podemos encontrar o que mais nos orgulha, e não chega nem perto de ser propriamente um troféu, é muito mais que isso: o documento que comunica à associação, que não iria eliminar do seu quadro os atletas negros, pobres e nordestinos. Esta é, sem dúvidas, a página mais bonita de tantas que o Gigante da Colina pôde nos oferecer. O Vasco preenche todos os espaços deixados pela sociedade. Preenche, mais ainda, nossos corações. E haja coração, hein?

O Cruz-Maltino é a história escrita e vivida. É a dor da queda e a alegria da volta por cima. É o choro do gol tomado e o riso da virada. É aquele que explica perfeitamente o sentimento de amor e ódio. Calmaria por aqui não existe. E se existisse, não seria Vasco. Não existiria, de longe, toda essa grandeza. Já dizia a música: “quem não te conhece me pergunta por que te segui”, e acreditem: isso pode ser explicado em poucos segundos. O Vasco é peça da história.

Nenhum sentimento se aproxima ao de ser vascaíno. Nada vai conseguir explicar a euforia de ser torcedor de um Clube como este. O Vasco nasceu no Rio, mas foi adotado por um país inteiro. Quem diria que um clube fundado por portugueses e brasileiros conseguiria tal feito? Conseguimos! E conseguimos juntos, assim como somos até hoje. O Vasco precisa somente de seus torcedores para ser Vasco.

Há 120 anos fazendo nossos corações pulsarem a cada grito de gol. És um Gigante, Club de Regatas Vasco da Gama. Gigante ao pé da letra. Gigante na história, nos títulos e na torcida.

Vascaínos Unidos – Por: Railla Moura

Cartola FC: Liga Oficial Vascaínos Unidos
Participe: Grupo de Debates no Facebook
Curta: Fan Page VU no Facebook
Seja Sócio Gigante. Confira os novos planos!

  •  
  •  

✠ ✠ ✠ Escreva um comentário ✠ ✠ ✠