Com vantagem em finais, Botafogo tenta encerrar jejum contra o Vasco

Fora de campo, o confronto entre Botafogo e Vasco é conhecido como ‘Clássico da Amizade’ pela boa relação entre os torcedores. No entanto, nas quatro linhas os jogadores prometem dar tudo de si no próximo domingo (16), quando se reencontram na final da Taça Rio. E enquanto o Alvinegro busca superar um jejum incômodo – não vence o rival há quase quatro anos -, o Cruz-Maltino deseja apagar a vantagem do adversário nas finais disputadas.

A última vitória do Botafogo sobre o Vasco ocorreu no dia 4 de agosto de 2013, pelo 1º turno do Campeonato Brasileiro, quando venceu por 3 a 2. Na época, Jair Ventura, atual técnico do time, era o auxiliar de Oswaldo de Oliveira.

De lá para cá, foram 10 partidas: cinco vitórias para a equipe de São Januário e cinco empates. o último deles o placar não saiu do zero, no dia 19 de março. No entanto, apesar do retrospecto negativo para o Bota, os embates foram marcados por equilíbrio: todas as cinco derrotas foram pela diferença mínima de gols.

A hegemonia do Vasco sobre o Alvinegro nos últimos anos vem justamente depois de um período de supremacia do rival no confronto. O time de General Severiano vinha de quatro vitórias consecutivas sobre o rival, sendo sete triunfos e três derrotas nas últimas dez partidas. No retrospecto geral, a vantagem é vascaína. As duas equipes já se enfrentaram 330 vezes na história, com 142 vitórias do Gigante da Colina, 88 do Alvinegro e 100 empates.

Mas se o Vasco possui mais vitórias, em termos de títulos, quem larga na frente é o Botafogo. Em 12 finais disputadas, a vantagem é do Glorioso, com oito conquistas – Carioca de 1948, 1968, 1990 e 1997; Taça Guanabara de 1997, 2010 e 2013; e Taça Rio de 2012. O Cruz-Maltino ficou com os títulos da Taça Guanabara de 1965 e 1977, além do Carioca de 2015 e 2016.

No próximo domingo (16), Botafogo e Vasco escrevem mais um capítulo desta história.  O Botafogo confirmou sua vaga após a vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense, enquanto o Vasco selou o lugar na final depois de segurar o empate por 0 a 0 com o Flamengo no último sábado (8).

Fonte: Goal

== Escreva um comentário ==

Cartola FC: Liga Oficial Vascaínos Unidos
Participe: Grupo de Debates no Facebook
Curta: Fan Page VU no Facebook
Seja Sócio Torcedor Gigante. Confira os novos planos!