Rival: Donatti ganha vaga de Rafael Vaz; Romulo segue fora contra o Vasco

O Flamengo pode ter uma novidade na zaga no clássico contra o Vasco, pelas semifinais da Taça Rio, neste sábado, às 18h30, no Maracanã. Nesta sexta-feira, o argentino Donatti treinou mais uma vez entre os titulares e vai ficar com a vaga de Rafael Vaz no time titular do Flamengo. Na última quinta-feira, o técnico Zé Ricardo já havia estado Donatti ao lado de Réver na zaga, invertendo o lado de campo do capitão. O treinador ainda não confirma a mudança.

– Na verdade vocês tiveram a informação de que tive uma conversa com o Rafael e realmente tive. Ele é um atleta maduro e experiente. Ele passou por problemas pessoais e isso acabou influenciando. Todos nós profissionais passamos por momentos bons e ruins. Ele entendeu de forma bem madura. Mostrei os números dele. Nossa leitura de sair do jogo acabou dificultando. Nós estamos tentando continuar a construir sem expor a nossa defesa. Enfim, conversamos, mas ainda não decidi qual vai ser a dupla de zaga – afirmou Zé.

O técnico explicou que treinou algumas variações na defesa. Além de Donatti, observou também o veterano Juan. O jovem Léo Duarte, por sua vez, se recupera de uma torção no tornozelo.

No Flamengo desde o meio de julho de 2016, Donatti teve poucas chances desde que chegou do Rosario Central. Ficou marcado por um escorregão logo nos primeiros jogos, contra o Figueirense, pela Sul-Americana. No último domingo, diante do Fluminense, ele atuou como titular ao lado de Vaz. Réver foi poupado.

Romulo segue fora; Mancu de volta

Romulo também não deve ir para a partida. Ele tem feito fortalecimento muscular, já treina normalmente com o grupo, mas deve ser mais uma vez poupado da partida. Mancuello, no entanto, volta a ficar à disposição de Zé Ricardo. O time deve ir a campo com Alex Muralha, Rodinei, Réver, Donatti, Trauco; Márcio Araújo, William Arão, Diego; Everton, Gabriel (Berrío) e Guerrero.

– Romulo não treinou. Ele ainda está em fase final de transição. Ele tem uma lesão um pouquinho chata na panturrilha. A equipe médica falou que ainda não tem 100% de certeza que ele está recuperado – disse Zé Ricardo.

Depois da semifinal da Taça Rio, o Flamengo encara um jogo fundamental pela Copa Libertadores. Na próxima quarta, recebe o Atlético-PR no Maracanã. Com uma vitória e uma derrota pelo Grupo 4, a equipe ocupa a terceira posição na chave.

Mais tópicos da entrevista do técnico Zé Ricardo

Réver pela esquerda e elogios ao zagueiro Vaz
O Rafael (Vaz) é um atleta dedicado e importante para a gente. Com o Rafal Vaz e o Réver, na maioria das vezes, a gente fez a melhor campanha do Flamengo em pontos corridos e a terceira melhor defesa. Eles também nos ajudaram na classificação para a semifinal do Carioca, conseguimos a melhor campanha do Estadual e sempre com o Rafael Vaz como protagonista, junto com o Réver. Toda grande equipe pode passar por uma ou duas partidas de forma instável e o jogador também. Se fizemos alguma mudança, vocês só saberão amanhã porque ainda não estou 100% na decisão. O Réver jogou esse tempo todo pela direita, mas na Libertadores jogou pela esquerda com o Leo Silva na direita. O Juan também teve boa parte da sua carreira pelo lado esquerdo. É uma preocupação muito mais da parte de fora, do que de nós mesmos.

Ataque para o sábado:
Em relação ao nosso ataque, a gente está com todo mundo disponível. Lógico que a nossa ideia é que conforme vá chegando o jogo de quarta-feira, na Libertadores, todos estejam aptos. O único desfalque vai ser o Berrío, que está cumprindo suspensão.

Flamengo x Vasco no Maracanã
A gente sempre falou aqui da felicidade de jogarmos no Maracanã. O estádio é da cultura e dá magia ao nosso estado. Tivemos a oportunidade de jogar contra o San Lorenzo e a torcida passou uma energia muito boa. Agora é outro campeonato. Agora também teremos tranquilidade e segurança para a torcida.

Mancuello
Ele já está 100% e está na relação de atletas que vão para o Maracanã. Ele treinou normalmente ontem e hoje. É um atleta que temos que ter cuidado. Pensamos em usar ele na posição do Berrío, mas com outras características.

Maturidade do time em 2017
Fora os jogos do Carioca e da Primeira Liga, os jogos da Libertadores foram muito bons. Taticamente, contra o San Lorenzo, fomos muito bem, principalmente no primeiro tempo, mas perdemos o segundo jogo. Nós aumentamos o sarrafo e as cobranças existem naturalmente. Não foi diferente dessa semana que passou. Estamos evoluindo e amadurecendo com isso. Temos um plantel que está se encontrando. Quando buscamos uma excelência de performance, é normal que existam variações na nossa performance. Nós sabemos que podemos melhorar

Fonte: Globo.com

== Escreva um comentário ==

Cartola FC: Liga Oficial Vascaínos Unidos
Participe: Grupo de Debates no Facebook
Curta: Fan Page VU no Facebook
Seja Sócio Torcedor Gigante. Confira os novos planos!