Com gol de Gilberto, Vasco vence o Resende e volta à liderança


Gilberto celebra o gol da vitória do Vasco
 
 
 
O bumbo incessante que pulsa no coração de São Januário e a expressão no semblante de Doriva e Gilberto, na comemoração do gol da vitória do Vasco por 1 a 0 nesta quinta-feira sobre o Resende, mostram que o Vasco precisa de pouco para celebrar sua força. Mesmo sem ter uma grande atuação, o time manteve a liderança do Carioca e a evolução no compasso de sua torcida.

O ritmo da ansiedade vai aumentar nos próximos dias. Depois do domingo de festa pela estreia de Dagoberto, contra o Nova Iguaçu, em São Januário, o time terá uma semana de trabalho até o clássico do dia 22 com o Flamengo. A vantagem vascaína vai além de sua posição na tabela. Enquanto o rubro-negro terá que confirmar a classificação na Copa do Brasil, dia 18, contra o Brasil de Pelotas, o time de Doriva, por ora, só tem uma frente aberta, no topo da tabela do Carioca.

— Estamos trabalhando muito, é uma ótima fase, todos querem jogar — disse Bernardo, que entrou no segundo tempo.

A nova configuração do estádio de São Januário, sem vidros nem grades para separar as sociais do campo, mostrava sintonia com o discurso do técnico Doriva

— Quando a equipe é lider e protagonista, tem que assumir todo os riscos — disse o técnico, antes do jogo, diante dos questionamentos do que o time ainda precisava de uma atuação convicente. — Temos que tomar cuidados mas sem perder de vista a importância de sair na frente. Um gol deixa o jogo ao nosso favor.

O começo do jogo revelou que o Vasco não teria dificuldade para pôr as orientações de seu treinador em prática. Salvo num contragolpe do Resende, em que Luan travou Jhulian no momento do chute, aos 15 minutos, o controle das ações começava pela troca de passes no meio-campo. Ao voltar para inciar uma jogada no circulo central, Marcinho trocou o ímpeto de atacante pela cadência dos armadores para avançar com um toque curto para John Cley. Dali em diante, a ação foi vertiginosa, com lançamento para Madson entrar nas costas da zaga e cruzar rasteiro para Gilberto abrir o placar, aos 19 e celebrar seu segundo gol com a camisa do Vasco.

Apesar da vantagem, o ritmo acelerado do jogo só foi interromido quando Martin Silva, que já tinha saído bem do gol no lance anterior, se chocou com um adversário e precisou de atendimento médico. Depois da dor, o goleiro uruguaio ofereceu o alívio a todos os vascaínos, com três boas defesas na parte final do primeiro tempo, em que o Resende passou a levar mais perigo, explorando os lançamentos nas costas da defesa vascaína.

— Eles jogam com a zaga lá em cima e dão espaço para a gente correr — disse Marcel, no intervalo, ao lamentar as chances perdidas. — Criamos até mais do que o Vasco.

Satisfeito com o gol e com o resultado, Gilberto viu de longe a ameça que andou rondando o gol de Martín Silva:

— Estamos bem. Eles estão lançando muito a bola. O campo é grande, mas estamos sabendo administrar com frieza.

A emoção demorou a voltar para o segundo tempo. Aos 2 minutos, Lorran avançou pela esquerda mas seu cruzamento ficou nas mãos do goleiro Arthur. Apesar de manter a bola no campo de ataque, o Vasco não conseguia finalizar. Mesmo quando tinha a chance do contragolpe, o Resende já não conseguia mais encontrar espaços nas costas da zaga do rival. Aos 7, Madson apareceu bem na pequena área para impedir que cruzamento da direita chegasse aos pés de Jhullian. Após cobrança de falta vinda da direita, Rodrigo cabeceou para as redes mas o lance foi corretamente interrompido por impedimento.

Bem no jogo, Madson foi ao fundo e sofreu falta perto da linha da área. Na cobrança de Marcinho, a bola cruzou toda a área e saiu pela lateral, junto com o jogador que seria substituído por Yago, aos 16. Logo depois, Rodrigo recebeu cartão amarelo, que o tira do jogo de domingo contra o Nova Iguaçu, e foi substituído por Douglas Silva. A segurança da retaguarda estava nas mãos do goleiro. Aos 28, Martín Silva se esticou para defender chute de Jefferson Silva após jogada em que Luan não conseguiu afastar o perigo.

Fonte: Extra

Cartola FC: Liga Oficial Vascaínos Unidos
Participe: Grupo de Debates no Facebook
Curta: Fan Page VU no Facebook
Seja Sócio Gigante. Confira os novos planos!

✠ ✠ ✠ Escreva um comentário ✠ ✠ ✠