Benfica é inspiração para programa de vantagens de sócios no Brasil


Estatua Euzebio Benfica (Foto: Reprodução / SporTV)
 
 
Na passagem do “Futebol, uma Viagem” por Portugal, Raphael Rezende, Fred Chimelli e Edgar Alencar viram de perto como funciona o maior programa de sócio torcedor do futebol mundial. O Benfica possui hoje mais de 230 mil sócios ativos, e uma meta audaciosa de chegar à marca dos 300 mil. Para mostra os motivos de tanto sucesso, Raphael Rezende se tornou sócio do clube português, mais precisamente o de número 264.743. Além disso, o programa de vantagens do clube serviu de modelo para o que já se implantou no Brasil 
 
– Esse programa de vantagens para os sócios do Benfica inspirou um projeto parecido no Brasil, envolvendo clubes de todo o país, que também dão vantagens e descontos aos associados. Aqui em Portugal a gente pôde comprovar que realmente vale à pena, tanto para o clube como para o associado. E vale o registro: com essas vantagens, o Raphael resolveu abrir a mão e pagou nosso jantar – brincou Chimelli.
 
Não mesmo é só a paixão pelo futebol e grandes ídolos como Eusébio que fazem do Benfica o clube com o maior número de sócios torcedores. Quando se associa, o torcedor também se torna parte de um clube de vantagens, que faz diferença não só na compra de ingressos ou com lugares garantidos no estádio – a depender do plano -, mas também nos gastos do dia a dia.
– A razão para o torcedor ser sócio era atribuir valor econômico à proposta de sócio para além do fator emocional de estar ligado ao clube, que pudesse no seu dia a dia, nos diversos consumos que faz, através dos nossos parceiros de negócios, que pudessem ganhar descontos que ao fim acumulavam com euros para ganhar as cotas. De uma forma simples foi essa a razão do lançamento do kit de sócios e das parcerias do cartão de sócios, que nos fez tornar o maior clube do mundo em número de sócios – explicou Miguel Bento, diretor de marketing do Benfica.
 
O kit básico de sócio do Benfica sai por 25 euros, aproximadamente R$ 90, e engloba três meses podendo usufruir de todas as facilidades que o clube coloca à disposição, desde postos de gasolina a agências de viagens e hotéis. Prontamente o torcedor ganha um cachecol do clube e uma carteirinha de identificação, num processo simples.
 
 
Futebol uma viagem Lisboa (Foto: Reprodução / SporTV)
 
– Um exemplo para o futebol brasileiro. Em 15 minutos a gente se torna sócio do Benfica. Talvez a facilidade explique um pouco por que esse clube tem aproximadamente 300 mil pessoas apoiando financeiramente todo mês – ressaltou Raphael Rezende no momento em que aderia ao plano.
 
Miguel Bento se lembra a mudança drástica pela qual o Benfica passou logo no seu primeiro ano no novo formato do programa, e acredita que os muitos pontos de venda pelo país foram primordiais para o sucesso do projeto.
 
– Quando renumeramos os sócios em maio de 2005 estávamos com 94.500 sócios. Depois então lançamos o projeto, fizemos uma mega campanha publicitária que fez com que, associado a uma boa distribuição, com três mil pontos de venda, uma cobertura nacional extraordinária, fizemos em três meses mais 56 mil sócios no Benfica.
 
Com os benefícios de sócio do time da Águia Vitória, Raphael Rezende, além de pagar o jantar em Lisboa, ainda abasteceu o carro da equipe do “Futebol, uma viagem” e ainda cortou o cabelo, tudo com desconto. “Mais um estabelecimento do clube de vantagens”, ressaltou o jornalista, já de visual novo.
 
A temporada 2013/2014 ainda não chegou ao fim para o Benfica em campo, mas o clube já conquistou de forma antecipada o Campeonato Português, depois de vencer o Olhanense no último domingo.
 
Torcida do Benfica comemora o título no estádio da luz (Foto: Reuters)
 
Fonte: Sportv
Cartola FC: Liga Oficial Vascaínos Unidos
Participe: Grupo de Debates no Facebook
Curta: Fan Page VU no Facebook
Seja Sócio Gigante. Confira os novos planos!

✠ ✠ ✠ Escreva um comentário ✠ ✠ ✠