Carreira, análise e expectativa de Zé: conheça Giovanni Augusto, novo reforço do Vasco

durante o jogo Corinthians/SP X Chapecoense/SC, realizado esta tarde na Arena Corinthians, válido pela 33a. rodada do Campeonato Brasileiro de 2016. Juiz: Jean Pierre Goncalves Lima - Sao Paulo/Brasil - 29/10/2016. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

O mais novo reforço do Vasco da Gama é o meia Giovanni Augusto. O jogador de 28 anos chega ao clube na próxima semana. Ele vem como o “substituto de Nenê”, que foi para o São Paulo. O Esporte Interativo preparou um detalhamento do 11º jogador a chegar ao Gigante da Colina em 2018, que vem com a responsabilidade de dar maior qualidade ao meio do Cruz-Maltino.

TRAJETÓRIA 

Giovanni Augusto, nas divisões de base, esteve no Paysandu e depois Atlético-MG, onde também subiu para os profissionais, em 2010, promovido por Vanderlei Luxemburgo. Foi campeão mineiro, mas, mesmo assim, não teve grandes oportunidades. Chegou ao Náutico, onde se destacou, mas por problemas internos com o clube, retornou ao Atlético, ondes seguiu não tendo tantas chances.. Depois, colecionou empréstimos para Grêmio Barueri, Goiás, Criciúma, ABC, Náutico novamente e Figueirense. Na equipe catarinense, foi titular na conquista do Estadual em 2014.

O AUGE 

A melhor fase da carreira de Giovanni Augusto foi no clube que o revelou. Retornando ao Galo mais experiente e com moral após a boa temporada no Figueirense, chegou ao Atlético e conquistou seu espaço. Das 40 partidas que fez, foi titular em 35, marcando cinco gols e sendo decisivo nas assistências: foram 12 passes para gol. Ele atuava exatamente como um camisa 10, centralizado, papel que Nenê tinha na equipe da Colina. Com o destaque, e o Corinthians, atual campeão brasileiro, perdendo peças como Renato Augusto e Jadson, o meia foi comprado pelo time paulista.

​ALTA EXPECTATIVA E QUEDA DE PRODUÇÃO

E o valor foi generoso: o Corinthians pagou cerca de R$ 17 milhões pelo meia do Atlético-MG. Entretanto, o desempenho não foi o esperado. Em 50 partidas pelo clube, marcou cinco gols e deu apenas quatro assistências, sempre alternando entre a titularidade e a reserva. Apesar de ter feito parte dos títulos paulista e brasileiro em 2017, alguns problemas extra-campo fizeram o atleta cair de rendimento e, neste ano, ele nem sequer foi inscrito no Campeonato Paulista por opção do técnico Fábio Carille.

NOVA CHANCE NO VASCO

Agora, Giovanni Augusto chega como uma contratação que pode encorpar a equipe do Vasco da Gama na temporada, e o técnico Zé Ricardo, na última entrevista coletiva, disse o que espera do novo meia cruz-maltino.

Zé Ricardo: ‘Considero o Giovanni um atleta extremamente talentoso. Tenho certeza que vai nos ajudar bastante porque todos vão receber muito bem para ele recuperar o futebol dele em um clube que está de portas abertas para ele’.

Comentarista dos canais Esporte Interativo, Fernando Campos analisou em que o meia pode agregar ao time do técnico Zé Ricardo:

“Giovanni Augusto se encaixa no perfil de meia articulador que Zé Ricardo buscava para o Vasco no mercado. Ele pode render tanto pelo lado do campo (principalmente pela direita), como também pode desempenhar um bom papel mais centralizado. O apoiador oscilou muito no Corinthians em 2016 e 2017, mas pode recuperar o bom futebol visto em 2015 com mais oportunidades no clube carioca. No Galo de 2015, Giovanni Augusto foi muito bem como camisa 10 da equipe e acredito que Zé Ricardo vai aproveitar essa característica criativa do jogador no time. Lá ele era justamente o meia cerebral da equipe que liderava a construção do jogo. O jogador já mostrou que tem muita técnica e muita potência. É um bom reforço para a realidade do Vasco e vai acrescentar bastante”. 

Giovanni Augusto, que recebe cerca de R$ 320 mil mensais no Corinthians, chega ao Cruz-Maltino com o Timão pagando a maior parte do salário. A apresentação do atleta deve acontecer na segunda-feira (09), após os exames médicos que irá realizar no Vasco.

Fonte: Esporte Interativo

== Escreva um comentário ==

Cartola FC: Liga Oficial Vascaínos Unidos
Participe: Grupo de Debates no Facebook
Curta: Fan Page VU no Facebook